segunda-feira, 19 de maio de 2008

Curso de velas

VELAS DECORATIVAS
Passo-a-passo e dicas

PARAFINA: Produto indicado para luminárias e velas onde se deseja mais transparência. Em combinação com outros elementos, melhora a textura e a qualidade final. Pode ser derretida quantas vezes for necessário, deve ser manuseada com todo cuidado devido sua alta temperatura, sempre em fogo baixo, indireto, seja através de placa ou banho-maria.
ESTEARINA: É uma gordura que entra na composição facilitador desmoldante e diluente do corante. Fixa a essência e dá mais flexibilidade a parafina. Usar na proporção de 5%.
CERA-MICRO: É um elemento nobre na mistura, tem a aparência igual a parafina mas é mais dura. Misturada à parafina numa proporção de 10% para 1 kg, serve para tirar imperfeições, dar brilho, rigidez e ajuda a soltar a vela da forma.
PARAFINA PLUS: É uma composição dos três elementos acima descritos, facilitando a confecção das velas (1 kg parafina + 50gr estearina+ 100gr cera-micro).
PAVIOS: Pode ser barbante comum, 100% algodão, parafinado, com ou sem fio de cobre. A espessura do pavio varia de acordo com a largura da vela.
CORANTES: Devem ser sempre a base de óleo. Apresentam-se em forma de pó granulado ou líquido. Podemos também usar os lápis giz de cera mergulhando-os na parafina quente.
Para testar a cor podemos pingar gotas em vasilha com água, para esfriar rapidamente.
ESSÊNCIAS: Devem ser oleosas e acrescida à parafina já derretida, entre 75º e 85º, após retirada do fogo, pois no fogo a essência evapora. A cada quilo de parafina coloca-se no máximo 15ml de essência, acima disto ficará com bolhas.
FORMAS: Podem ser de alumínio galvanizado, alumínio, silicone ou gesso (difíceis de serem encontradas atualmente). Devem ser untadas com vaselina, com exceção das de silicone e gesso. As formas de gesso deverão ficar de molho em água limpa, variando o tempo de acordo com o tamanho do molde. Moldes pequenos +ou- 30 minutos, moldes maiores por mais 10 minutos e ir testando, a fim de não rachar os moldes, devido às altas temperaturas da parafina.

MATERIAL BÁSICO NECESSÁRIO PARA TRABALHAR COM VELAS
- Parafina
- Estearina
- Cera-Micro
- ou Parafina Plus (soma dos três primeiros itens)
- Essência a base de óleo
- Corante a base de óleo, em pó granulado ou líquido
- Pavio de cobre ou 100% algodão
- Termômetro
- Palitos de churrasco
- Elementos (canela, macela, erva-doce, pétalas de flores) desidratados
- Maçarico
- Ferro elétrico sem vapor
- Tesoura
- Vaselina liquida
- Massa de calafetar (para algumas formas)
- Escova de aço
- Formas de alumínio, galvanizado, silicone ou gesso
- Recipientes: panelas para derreter a parafina, em placas ou banho-maria.
- Colher de pau
- Luvas de amianto, avental grosso
- Jornal ou papel para forrar mesas.

TEMPERATURA: A temperatura ideal para se fazer uma vela é de 82 a 85º, mas como usamos vários tipos de formas e técnicas, este valor pode variar.

QUADRADINHOS COLORIDOS DE PARAFINA: Untar uma assadeira com vaselina líquida, despejar a parafina colorida (cerca de 1 cm de espessura). Logo que a parafina ficar no ponto de massa, cortá-la com uma faca, estilete ou cortador de pizza, em pequenos quadradinhos ou formas diversas e guarde-os em um recipiente para montagem de vela mosaico. Espere esfriar e reserve. Não precisa ter essência.

BANHO DE BRILHO COLORIDO: Caso desejemos dar charme e colorido a formas especiais de velas, tipo cones, bolas, pirâmides previamente prontas com essência se desejar, devemos mergulhá-las rapidamente em CERA MICRO derretida e quente (=ou- 85º), com o corante e essência escolhidos, segurando pelo pavio. É necessário de 2 a 3 banhos na vela até que fique uniforme, dando intervalo o tempo necessário para esfriamento da camada da CERA MICRO, mantendo a vela suspensa a fim de não marcar sua base.A vela com o banho da CERA MICRO terá uma chama que queimará mais lenta e sua cor brilhante é mais firme.

VELA PILOTO
Ingredientes: Parafina Plus, molde, pavio parafinado, corante se desejar uma vela colorida.
Preparo: Primeiro passo é ter o pavio pronto para colocar na vela. Caso tenhamos o barbante não parafinado, devemos medir o tamanho da forma que vamos utilizar e cortá-lo com uns 2cm a mais e mergulhar o fio na parafina quente. Repetir a ação, esticar o pavio e deixá-lo esfriar em superfície lisa.
Para a vela vamos derramar lentamente a parafina derretida e quente no molde untado. Aguardar esfriamento até ponto de massa, furar o centro com uma agulha ou palito e inserir o pavio no centro da parafina. Se necessário fixá-lo para manter no centro, usar palitos como pinça. Esperar esfriar totalmente para desenformar. Manter por algum tempo em papel absorvente para secar possíveis resíduos da vaselina. Reserve. Será usada como base para confecção de diversas velas decorativas. Não precisam ter essência.

VELA LUMINÁRIA
Ingredientes: Parafina Plus, molde grande desejado já untado, essência e corante escolhidos.
Preparo: Derreter a parafina como na vela piloto. Derramar no molde untado com vaselina líquida, preenchendo-o até o fim ou até a altura desejada. Quando a parafina atingir o ponto de massa (clareamento da superfície +ou- de 1 a 2cm, pois ela esfria de fora para dentro) cortar o centro e retirar a cera ainda quente e líquida que ficou no molde, deixando apenas as laterais. Se necessário moldar os lados, faça-o com auxílio do maçarico. Esperar esfriar completamente para desenformar. Usar o ferro elétrico para consertar falhas nos lados ou na base. Em seguida passar a escova de aço para texturizar. Limpar com pincel.

VELA COM ELEMENTOS
Ingredientes: Vela piloto, Parafina Plus, essência, molde untado, elemento escolhido (cravo, canela, limão, laranja, grãos, folhas, flores, conchas, etc. desidratados).
Preparo: Untar bem o molde. Centralizar a vela piloto e dispor os elementos ao redor com auxílio de palito. A essência pode ser colocada junto ao pavio. Derreter a parafina e derramar lentamente sobre os elementos. Esperar esfriar e verificar se deu depressão, caso sim, completar com parafina quente 85º, esperar esfriar de novo e retirar da forma. Caso queira que os elementos fiquem em relevo desgastar por fora com o maçarico, ou ferro de passar, ou mergulhar em parafina bem quente para derreter o quanto desejamos.

VELA MOSAICO
Ingredientes: Parafina Plus, Molde untado, pavio parafinado, quadradinhos de parafina colorida, essência.
Preparo: Organizar no molde untado os quadradinhos de parafina, mantendo um palito ao centro reservando o espaço necessário para colocar o pavio. Colocar a essência. Despejar a parafina derretida no molde. Quando esfriar ao ponto de massa introduzir o pavio. Esperar esfriar completamente, desenformar e dar o acabamento com ferro elétrico, se necessário.

VELA FLOCADA
Ingredientes: Parafina Plus, Molde untado, pavio parafinado, corante e essência.
Preparo: Derreter a parafina. Acrescentar o corante na intensidade desejada. Esperar esfriar um pouco e acrescenta a essência ainda na panela. Ir mexendo sempre, batendo com uma colher de pau ou similar a fim de conseguir um efeito de flocos, que acontecerá com a cera ainda temperada. Dispor no molde, colherada por colherada, pressionando levemente para criar a unidade, mas sem apertar muito para não perder o efeito de furinhos que dão um grande charme a esta vela. Podemos alternar cores, pois dará efeito marmorizado. Colocar o pavio. Aguardar resfriar por completo e desenformar.

DICAS IMPORTANTES
- Nunca dissolva a parafina diretamente no fogo, este material é altamente inflamável. Recomenda-se proteger o fogão com papel alumínio; por mais que se cuide sempre cai um pouco de cera onde não deveria. Usar sempre uma placa no fogo ou banho-maria;
- Usar avental grosso e luvas de amianto;
- Não trabalhar jamais, com CRIANÇAS OU ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO por perto do fogão. É bom priorizar as bocas da parte de trás do fogão, para maior segurança;
- Caso a parafina faça fumaça apague o fogo e não toque na panela. Espere esfriar;
- Se soltar chamas abafe tampando o recipiente – ter sempre uma tampa compatível por perto para esta eventualidade;
- Nunca jogar parafina derretida na pia, pois evitará entupimentos;
- Toda parafina que a gente derramar fora do lugar esperado pode ser reaproveitada em próximo derretimento, a perda deste produto é muito pequena. Se não está ao nosso gosto o resultado final, é só derreter tudo de novo.
- Existem artesões que não perfumam a vela na confecção; preferem aplicar a essência com conta-gotas próximo ao pavio na vela pronta que, ao ser acesa, formará uma “poça” de parafina ao redor do pavio, espalhando assim o perfume.
Visitem o site: http://www.paraffine.com.br/Passo/vela/pap_vela.asp

20 comentários:

Anônimo disse...

é sempre saber um pouco mais .Faço velas a algum tempo e existem informações que passam despercebidas.

Anônimo disse...

I don't know if it'ѕ just me or іf evегyone еlse expеriencіng іssuеѕ
with уοur website. It looks like sοme of the ωrіtten text іn your сontent are
running off thе screеn. Can somebody elsе please pгoѵide feedbаck and let mе know іf
this is happеning to them too? Thiѕ may be a issue ωith mу internet browseг becauѕе Ι've had this happen before. Thanks

Feel free to visit my webpage ... www.sfgate.com

Anônimo disse...

Can yοu tell us more about this? I'd love to find out more details.

Feel free to surf to my webpage Latest Comments
My site: V2 Cigs review

Anônimo disse...

This іs a topіc that іѕ closе to my heart.
.. Сheers! Where are youг cοntaсt dеtaіls though?


Herе is my hоmeрage: Lightweight Foods Are Produced For Hikers.

Anônimo disse...

Thіs is a topic that is close to my heаrt.
.. Chеers! Wheгe are your contact details thοugh?


Also visit my web blog ... Lightweight Foods Are Produced For Hikers.
Also see my web site :: www.visualcont.com

Anônimo disse...

It's very effortless to find out any matter on web as compared to textbooks, as I found this post at this web site.

Have a look at my weblog Highly recommended Internet site

Anônimo disse...

Τhiѕ pоst is pгiceleѕs.

When can I find out more?

Stoр bу my wеbsіtе: Don't Overlook The Prospective Rewards V2 Cigs Could Present You

Anônimo disse...

Way coоl! Somе extremely valіd points!
I aρpreсiate you penning this ωrite-up and thе
геst of the ωebsite is аlso ѵегу gooԁ.


My web page ... v2 cig review

Anônimo disse...

Ηello, I read your new ѕtuff regularly.
Үour humoristic style is aωesome, keеp it up!


Visit my ωebsіte v2 cig review - v2 cig review

Anônimo disse...

Тhanks for any other magnifіcent poѕt.

The place else coulԁ anуone get that kind
of information in suсh a ρerfect manner of wrіting?
I have a ргesentаtion subsequent week, and I'm on the look for such info.

Also visit my blog - home Laser hair

Anônimo disse...

I have useԁ to ѕmoke on and off since I was about Twelve.
Gave up 2 times once for 4 years and oncе rеgaгdіng 15 years!

Began smoking once again 3 years in the past
and have hated myself every ѕingle day fог
doing so.

Here is mу ωebpage: Green Smoke

Anônimo disse...

Simply ԁesire to say your article іs as
astonіshing. The сlarity in уour poѕt is ϳust niсe and i сoulԁ assume you're an expert on this subject. Fine with your permission allow me to grab your feed to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please carry on the gratifying work.

Here is my web-site wiki.teilar.net

Anônimo disse...

Howdy! I cоuld hаve sworn I've been to this web site before but after browsing through some of the posts I realized it's new
to me. Anуhow, I'm definitely pleased I discovered it and I'll be boοk-marking it
and checking back often!

Μy wеblog ... v2 cigs review

Anônimo disse...

hі!,I loѵe уοur writіng very so much!
percentagе we communicаte extгa
aρρroximately your post on AOL? I need an expert in thiѕ ѕpace to solve my problem.
Μay be that is yοu! Наving a loοk аheаd tο peer you.



my web-site: http://Master104Finance.Com

Anônimo disse...

This site was... how do you say іt? Releνant!
! Finallу I have found something that helped me.
Cheers!

Ϻy blog v2 cigs reviews

Anônimo disse...

I'm truly enjoying the design and layout of your site. It's
a ѵeгy еаsy on the eyeѕ which maκeѕ it much moгe enjoуаble foг me to
come here and visit moге often.

Diԁ you hiгe out a deνelopеr to сreate your
theme? Excellent work!

Herе is mу web site :: www.gwfowler.org

Anônimo disse...

Thanks foг onеs marνelouѕ posting!
І certainly enjoyed reading it, you ωill be a grеat authoг.
I will mаke сertain to bookmаrk your blοg and ωill come back ѕomeday.
I want to еncourаge continue yоuг great writing, have a nice day!


Feеl freе to visіt my homepage; http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

I do not even understand hоw I finishеd up right
here, hοωevеr Ι аssumed this publiѕh ωas good.

І don't know who you're but definitеly yοu аre gοing to a well-knоωn blоggeг for those who are not alreaԁy.
Сheeгs!

Alѕo νisіt my blog - Continue

Anônimo disse...

I'm no longer sure where you're getting your information, but good topiс.

Ӏ must spend a ωhile leагning mοrе or figuring out mοre.
Thank уοu for excellent infοrmаtion I uѕed to bе searching foг thiѕ іnfo for my miѕsiοn.


Alѕo ѵiѕit my web site - http://www.jedox.com/community/palo-forum//index.php/index.php?page=User&userID=6458

Anônimo disse...

I coulԁ not гesist cοmmеnting.
Vеry well wrіtten!

mу page :: click through the up coming webpage