domingo, 20 de julho de 2008

Craquelê de cola branca


Material necessário:
Tinta PVA de na cor de sua preferência
Verniz acrílico
Cola branca
Esponja de espuma
Pincéis
Papel ou guardanapo para decoupage
Lixa número 220
Bandeja de isopor
Pano macio (malha de camiseta)
Tesoura
Caixa pequena de madeira de MDF
Secador de cabelo

Passo a passo:
1º - Lixar a peça com a lixa para madeira (de preferência nº 220) para tirar as rebarbas, principalmente nas bordas. Remover o pó com pano macio ou pincel.

2º - Aplicar uma demão de tinta PVA base (usa-se sempre cor clara como marfim, palha ou branco), assim percebe-se melhor as imperfeições no MDF que deveremos retocar com a lixa; lixar suavemente toda a peça.

3 º – Aplicar no mínimo duas demãos na cor desejada para o fundo, utilizando um pincel ou o rolinho de espuma. Secar. Lixar suavemente. Remover o pó com pano macio. Aplicar mais demão, se necessário, para cobrir bem a peça, respeitando intervalo de secagem entre as demãos.

3º - Com o pincel, em várias direções, aplicar uma demão mais ou menos farta de cola branca (a camada de cola deve ser grossa o suficiente para cobrir a tinta). Se a cola estiver dura, umedeça o pincel na água. Secar, até que a cola fique esbranquiçada (ponto mordente, mas não pega no dedo). Quanto mais fina a cola, menor é o efeito craquelado e quanto mais grossa, maior o efeito craquelado. A secagem pode ser acelerada com o uso do secador de cabelos.

4º - Colocar a tinta que dê contraste com a anterior, na bandeja de isopor e, com a esponja fina molhada na tinta, aplicar uma camada sobre a peça, com suaves batidinhas, até cobrir o lado trabalhado. Secar (de preferência com secador de cabelos), para craquelar.

5º - Repetir o processo em todos os lados da peça, um lado por vez.

6º - Pegue os desenhos escolhidos para a decoupage, com as figuras bem recortadas. Se for papel, passe cola atrás delas, usando um pincel fino e também no local onde vai ser aplicada a figura. Se for guardanapo, cole com o verniz.

7º - Aplicar duas demãos de verniz acrílico, com intervalo de secagem. Passe o verniz acrílico, em movimentos uniformes: só na horizontal ou na vertical. O verniz deixa a peça esbranquiçada. Mas, depois de seco, ele fica totalmente transparente. Seque com o secador. Lembre-se que a área do decoupage demora mais para secar.

Está pronta nossa peça em craquelê com cola e decoupage.

Dicas:
Como o craquelê não funcionou para todas, em casa, tentamos fazer testes com algumas das tintas utilizadas e chegamos a conclusão que nem todas as tintas para artesanato respondem bem ao craquele com cola. Aconselhamos então que sempre se faça um teste em outro pedaço de MDF para ver o que acontece.
Temos certeza que a tinta Suvinil para artesanato responde positivamente craquelando de acordo com a quantidade de cola colocada. Nesta foto abaixo, o craquele em amarelo foi feito com a tinta Suvinil e a verde foi feita com outra marca.


Nenhum comentário: