1 bola de isopor número 17 (24 cm de circunferência)
3 pedaços de tecido de algodão de padronagens diferentes
2 quadradinhos de tecido de algodão branco de 4 cm X 4 cm
1 caixa de alfinetes niquelados número 29
1 pedaço de 15 cm de fitilho dourado
26 cm de fita com 2,5 cm de largura para decorar
1 pedaço de fita rigor bem fininha (uns 26 cm)
miçangas e lantejoulas pequenas para decorar
ferro de passar
tesourinha
fita métrica
lápis ou caneta gel para marcar
1 dedal
Corte 8 quadrados de 6 cm X 6 cm de um dos tecidos . Corte 16 quadrados de 6 cm X 6 cm dos outros dois tecidos. Com o auxílio do ferro, dobre e marque os quadradinhos da seguinte forma: primeiro dobre ao meio.Depois dobre como mostra a figura abaixo:
Agora faça a última dobra
Pronto. Agora seus quadradinhos viraram triângulos retângulos! A bola será feita em duas etapas: primeiro uma metade e depois a outra. Trace um diâmetro imaginário na bola de isopor e marque o centro dos dois lados. Marque o centro dos dois quadradinhos brancos.
Passe um alfinete pelo centro do quadradinho e espete na marca da bola de isopor.
Espete os alfinetes até o fim. Fotografei com os alfinetes à mostra para melhor visualização. Pegue mais um pedacinho e repita o processo. Atenção: ele deverá estar bem coladinho ao primeiro. Repita o processo com os outros dois triângulos. O resultado será esse:
Dica: se os quadradinhos não estiverem dobrados bem certinho e afixados bem próximos um do outro na bola, você poderá encontrar alguma dificuldade para acomodar o último triângulo. Volte alguns passos que dará certo! Agora você vai trabalhar com outro tecido. Separe 8 triângulos iguais de um grupo de 16. Com o auxílio da fita métrica marque 1,5 cm nessas 8 linhas das dobras e das emendas dos triângulos, começando a medir do vértice supertior, afixado próximo ao centro da bola. Veja abaixo para ficar mais claro aqui
Continue prendendo os triângulos, seguindo o mesmo procedimento. Note que agora os triângulos se superpõem. Prenda também os vértices e os centros das dobras.
Continue circulando a bola e prendendo os triângulos.
Note que irá se formar uma estrela no centro da bola! Ao chegar no oitavo e último triângulo dessa sequência, você deverá soltar o alfinete do vértice do primeiro triângulo preso, para inserir o vértice do oitavo triângulo por baixo do vértice do primeiro. Isso é necessário para que cada triângulo fique com um vértice por cima e um por baixo.
Continue prendendo os triângulos.
Quando acabar de prender esses 8 triângulos, a sua bola estará assim:
Está pronta uma metade da bola. Repita o mesmo processo na outra metade.
Circule a bola com a fita, espetando um alfinete para prender o início e o final da fita. Atenção: não corte ainda a extremidade final, pois você precisará dobrar a pontinha para dar o acabamento.
Continue circulando a bola prendendo os alfinetes com as miçangas e as lantejoulas. Para dar o acabamento, apare o excesso e dobre a pontinha da fita para dentro, ajustando para que fique presinha no último alfinete da circunferência. Prendi alguns alfinetes com miçangas e lantejoulas douradas, intercalando os intervalos. Use sua criatividade e faça da forma que achar melhor.
Em um dos lados da bola, folgue os alfinetes que prendem a estrela formada. Corte um pedaço do fitilho dourado com aproximadamente 15 cm. Dobre em dois e amarre um lacinho com a fita rigor fininha.Ajuste o tamanho da alcinha para aquele desejado, apare as sobras do fitilho, deixando 1 cm abaixo do lacinho. Em um dos lados da bola, folgue os alfinetes que prendem a estrela formada.
Retire um dos alfinetes e solte a ponta da estrela para poder afixar o fitilho. Prenda cada uma das pontas do fitilho com um alfinete. Deixe uma pequena sobra, para que não desfie e solte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário