domingo, 21 de setembro de 2008

Embalagens com filtro de café

Para este trabalho de reciclagem e decoupage com filtros de café descartáveis, devemos ter certos cuidados. Depois de usado, deixe o filtro secar com o pó dentro por aproximadamente 2 dias. Quando estiver bem seco, leve ao microondas por mais ou menos cinco minutos ou no forno convencional, e neste caso aqueça o forno, desligue e então coloque os filtros dentro do forno. Depois de bem seco, corte com a tesoura, a lateral e a parte debaixo do filtro (aquela por onde ele vem colado). Retire o excesso de pó, abra o filtro e passe uma escovinha de dente para retirar bem o pó, mas conservar as manchas que darão o efeito de couro. Corte o filtro ao meio, com o auxílio da tesoura. Pronto, agora já estão preparados para a colagem. Pegue uma metade do filtro e faça recorte com a mão, retirando as pontas, deixando o papel com formas irregulares. Agora é só usar para fazer seus trabalhos.

Passo a passo:
1. Para quem utilizar caixas de sucos, retire o papel que recobre a caixa, de acordo com as fotos abaixo. No caso de usar alguma caixa que não consiga retirar este papel que recobre a embalagem, deverá ser colado um papel branco antes de fazer a decoupage.


2. Rasgue pedaços do filtro de papel deixando-o com formas irregulares, colando-os uns sobre os outros formando retalhos emendados. Passe cola branca no lado onde estava o café e cole. Com o pincel com um pouquinho de cola, passe por cima do papel para alisá-lo e deixá-lo bem firme. Pegue outra pedaço, passe cola e sobreponha um pouquinho sobre o que já está colado. Sobreponha partes claras e escuras para criar um efeito de couro. O procedimento será sempre este, até completar toda a peça.

3. Passe uma demão de cola branca sobre a peça finalizada.

4. Aguarde aproximadamente 2 dias para que a cola seque completamente. Faça alguns acabamentos e passe uma demão de verniz sobre a peça. Poderá ser usado verniz para artesanato, verniz de madeira ou mesmo verniz de tecido. Cada um destes tipos de verniz dará um efeito diferente para seu trabalho.


6. Faça o restante dos acabamentos, de acordo com a sua imaginação.



3 comentários:

Débora disse...

Show! Muito bem feito, parabéns.

Sgandolfi disse...

muito lindo o trabalho com o filtro de café,é verdade,vivendo e aprendendo, meus parabens, muito obrigada pela oportunidade
beijo, Solange

valderlene disse...

Lindo 😍