quarta-feira, 12 de março de 2014

Mosaico

Vamos fazer nosso trabalho em uma caixa pequena de MDF.
Começamos quebrando as peças.
Recomenda-se para sua segurança o uso de óculos e luvas. Inclusive podemos colocar o material a ser quebrado dentro de um jornal o que vai evitar estilhaços e alguns incidentes que podem ser desagradáveis.
Vamos começar a colar as peças do mosaico pelas bordas, e depois preenchendo o interior. Para esta colagem usamos a cola branca Cascorez extra que pode ser aplicada com um pincel pequeno, palitos de sorvete, ou utilizando algum frasco que tenha um bico pequeno para ser usado diretamente na peça.
Com as bordas preenchidas e coladas (procure usar partes que tenham corte natural do azulejo) espere secar um pouco (aproximadamente 30 minutos).
Comece a passar cola peça por peça e vá colando os cacos aos poucos até o final do trabalho.
Quando o mosaico estiver pronto, vamos deixar secar por aproximadamente 24 horas.
Depois de seco, vamos misturar o rejunte com um pouco de água, até formar uma pasta. Esta massa deve ficar com uma consistência parecida com a da massa de bolo, somente um pouco mais dura.
Com o auxílio da espátula de plástico espalhe o rejunte sobre a peça de maneira que o rejunte entre no meio dos cacos de azulejos, sempre na mesma diração. Importante também é a aplicação do rejunte nas bordas, para fazer o acabamento. Aguarde a secagem por aproximadamente15 minutos.
Tire o excesso com uma espátula de plástico, uma esponja ou palito de sorvete.

Limpe suavemente com uma esponja levemente umedecida ou mesmo seca, não pressionando para evitar a retirada do rejunte dos vãos.
Espere secar mais muito (o outro dia seria o ideal) e só então e limpe novamente, agora com uma esponja úmida, para remover o excesso de rejunte. Nesta etapa a esponja pode ser usada inclusive com sabão neutro, podendo ser pressionada pois o rejunte já está totalmente seco e fixo em nosso trabalho.

Nenhum comentário: